sexta-feira, 1 de junho de 2007

Gerência de Projetos Lista 1


1. Apresente a diferença entre projeto e operação. Cite exemplos de cada um.

Um Projeto tem início e fim pré-definidos. Além disso, um projeto é único e executado uma única vez, dado seu escopo inicial; se este muda, muda também o projeto. Por sua vez, uma operação é permanente e repetitiva. Entretanto ambas coexistem no ambiente da empresa, utilizando o mesmo recurso fundamental (pessoas). Qualquer atividade pode ser encarada como um projeto. Não existe restrição (tamanho, custo, etc.) qualquer a um projeto, desde que ele mantenha os requisitos de tempo e unicidade. Um projeto sempre produz um produto principal, motivo inicial do projeto, e alguns produtos intermediários.



2. Existem empreendimentos temporários que não são projetos? Justifique e/ou exemplifique.

Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Para muitas organizações, projetos são o meio de responder a requisitos que não podem ser atendidos através dos limites normais de operação da organização.

Um trabalho de uma entidade social que visa arrecadar fundos, não pode ser considerado um projeto, pois o seu produto é a arrecadação de verbas que pode ter um fim quando atingir uma valor ou mesmo se tornar um processo.

3. Defina Gerência de Projetos.

Gerenciar projetos consiste em executar atividades que têm como propósito planejar e controlar as atividades de outras pessoas para atingir objetivos os quais não poderiam ser alcançados por estas atuando por conta própria. Isto implica que o ato de gerenciar deve agregar valor ao invés de agregar burocracia.

4. Critique a frase: “O Guia PMBOK descreve o conjunto de conhecimentos que devem ser adotados dentro da profissão de gerenciamento de projetos.”

O profissional deve saber tomar decisões e não somente ser influenciado por um guia, este mesmo dever ter a capacidade de decidir e correr riscos, mas acima de tudo com cuidado e moderação para que fatores diversos não atrapalhem seu projeto.

5. Liste pelo menos 5 características complementares de um projeto.
- Objetivos claros e bem definidos;- conduzido por pessoas;- utiliza recursos;- não repetitivo;- envolve uma seqüência clara lógica de ventos em seu planejamento.

6. Descreva as duas possíveis visões de sucesso de um projeto.
Um projeto de
sucesso é aquele que ocorre conforme o planejado em termos de custo, prazo e performance.- Sucesso Técnico: Aderência do projeto a quesitos mensuráveis - ocorre dentro ou antes do prazo previsto; - envolver um orçamento menor ou igual ao previsto;
- demandar menos recursos do que o previsto originalmente. - Sucesso Organizacional: Aderência do projeto a quesitos não mensuráveis, mas igualmente importantes. - Mínimo de alterações de escopo; - Aceito sem restrições pelo contratante ou cliente.

7. Defina um exemplo de quando o conceito de subprojetos pode ser utilizado. Justifique.

os projetos são frequentemente divididos em componentes mais facilmente gerenciáveis ou subprojetos, embora os subprojetos individuais possam ser chamados de projetos e gerenciados como tal. Os subprojetos são normalmente contratados de uma empresa externa ou de outra unidade funcional na organização executora.
Exemplos:
· Subprojetos baseados no processo de projetos, como uma fase específica no ciclo de vida do projeto.
· Subprojetos que atendem aos requisitos de habilidades de recursos humanos, como encanadores ou eletricistas necessários em um projeto de construção

Em projetos muito grandes, os subprojetos podem consistir em uma série de subprojetos ainda menores.

8. Descreva o ciclo de vida básico de um projeto.

Os ciclos de vida do projeto geralmente definem:

Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase (por exemplo, em qual fase deve ser realizado o trabalho do arquiteto?)
Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é revisada, verificada e validada
Quem está envolvido em cada fase (por exemplo, a engenharia simultânea exige que os implementadores estejam envolvidos com os requisitos e o projeto)
Como controlar e aprovar cada fase.

9. Liste e defina as fases genéricas que formam o ciclo de vida de um projeto.
Concepção - Determinação dos objetivos técnicos - Comprometimento dos recursos necessários - Prioridade do projeto em relação aos outros da organização - Estrutura organizacional do projetoPlanejamento - Elaboração de planos
detalhados - Comprometimento dos gerentes para alocação dos seus recursosImplementação - trabalho efetivo - execução do projeto - desafio - controle do projetoEncerramento - entrega dos produtos ou serviços finais - finalização dos documentos - encerramento dos contratos - aceite final do projeto

10. Descreva o comportamento de um projeto ao longo do seu ciclo de vida em termos de progresso, risco e probabilidade de sucesso.

Nem todos os projetos vão seguir todos os estágios, já que projetos podem ser encerrados antes de sua conclusão. Alguns projetos talvez não tenham planejamento ou monitoramento. Alguns projetos passarão pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes. Alguns empreendimentos, necessitam serem executados e entregues sob determinadas variáveis . As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais são eles o escopo, o tempo, e o custo. Isto é conhecido também como ao triângulo da gerência de projeto, onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Como comentado anteriormente, alguns profissionais entendem que a variável ´qualidade’ esta separada do escopo, e definem esta como sendo uma quarta variável.. A restrição do tempo influencia o projeto no seu termino.A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo consulta a o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido. O tempo requerido para terminar os componentes do projeto, é normalmente influenciado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante cortar o trabalho em diversas partes menores de modo que seja fácil definirmos condições de críticidade e de folga. O tempo requerido para terminar os componentes do projeto, é normalmente influenciado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante cortar o trabalho em diversas partes menores de modo que seja fácil definirmos condições de críticidade e de folga. São as exigências especificadas para o resultado fim ou seja o que se pretende realizar. Um componente principal do escopo é a qualidade do produto final. A quantidade de tempo pôs em tarefas individuais determina a qualidade total do projeto.

11. Qual o papel do Gerente de Projetos em um projeto? Quais as principais habilidades que o profissional deve apresentar para desempenhar esse processo?

Sua função é de “gerenciar” o progresso do empreendimento e através das variáveis (custo,prazo e escopo) verificar ser desvios. Desta forma seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas. profissional gerente de projetos deve ter habilidades de administração geral, como:

Conhecimentos de contabilidade, finanças, marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, distribuição.
Planejamento estratégico, tático e operacional.
Conhecimentos de estruturas e comportamento organizacional.
Gerência de relações de trabalho através de motivação, delegação, supervisão (controle), desenvolvimento de equipes, etc.
Auto-gerenciamento através de gerência de tempo pessoal, gerência de stress, etc.
Liderança (estabelecer direção, alinhar, motivar e inspirar as pessoas).
Comunicação (oral, escrita, falada e ouvida).
Negociação (para negociar objetivos e mudanças de escopo, custo, cronograma, termos contratuais e recursos em prol do projeto).
Solução de problemas (definir problemas, tomar decisões e implementar as decisões).
Capacidade de influenciar a organização (fazer com que “as coisas sejam feitas”).
12. Quais as atividades conduzidas pelo gerente de projetos?

O Gerente de projetos deverá planejar e coordenar o desenvolvimento do projeto colhendo métricas, suprindo necessidades, recrutando recursos adequados, focalização na meta, além de:
Estar sempre alerta, mas não averso a mudanças;
Sensível a aspectos políticos: os interesses dos stakehosders nem sempre convergem;
É obrigação do gerente agendar reuniões, acompanhar o treinamento, avaliar o desempenho de sua equipe e mantê-los motivados, resolver conflitos, etc.

13. O que determina o envolvimento de um indivíduo ou organização no projeto? Identifique e descreva os possíveis envolvidos.

14. Avalie as opções abaixo:
I. Um fabricante de processadores descobre um bug no seu mais novo chip, recentemente lançado no mercado, e decide substituir todas as unidades vendidas gratuitamente, num prazo de noventa dias. Este recall pode ser considerado um projeto.
II. Os recursos de um projeto podem ser, às vezes, limitados. As técnicas de GP são importantes para garantir que eles possam ser bem aproveitados, gerando economia de dinheiro.
III. Um projeto pode ser completado com êxito sem a utilização de uma metodologia de GP.
IV. Um projeto é sempre único. Não existem dois projetos iguais, ainda que obedeçam ao mesmo planejamento e tenham como resultado final o mesmo produto.

a) São corretas as afirmativas I e III.
b) São corretas as afirmativas II e III.
c) São corretas as afirmativas III e IV.
d) São corretas as afirmativas I, III e IV.
e) São corretas todas as afirmativas.

Letra E, todas as alternativas estão corretas.

15. Exemplifique até 5 elementos que influenciam externamente um projeto.

Normas, crenças e expectativas e valores compartilhados – Devido a normas, crenças um projeto pode ter seu tempo influenciado.
Políticas e procedimentos – Políticos podem influenciar a maneira como um projeto é dirigido caso este seja grande e cause algum impacto na sociedade.
Visão das relações de autoridades – Autoridades podem embargar obras e mesmo projetos visto que estes não estejam de acordo com suas “visões”.
Ética do trabalho e horas do trabalho – Se o projeto for em local perigoso, ou mesmo haja riscos para os trabalhadores.
Meio ambiente – Caso o meio ambiente sofra impactos, o projeto pode sofrer influencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário